Trabalhar como dentista no Canadá

Semana passada vi um artigo com o seguinte titulo.“Empregos de dentista no Canadá com salário médio de 100 mil por ano ” .

Quem não quer um emprego desse?  O artigo também citou as opções para validar o diploma  dessa forma

 :  “Existe 2 formas de conseguir isso: a primeira, fazer apenas a primeira prova do NDEB e, se aprovado, você pode se matricular numa instituição de ensino e cursar o terceiro e quarto ano do curso. Essa forma é mais demorada e bem mais cara. Os cursos de odontologia para alunos internacionais no Canadá ficam em torno de CAD 72,297 (valor da Universidade de Toronto) por ano. Bem caro! A segunda forma é fazer todas as etapas do NDEB e o custo fica CAD 11,000 para todas as etapas. Ao todo são 5 provas que você podem encontrar no site também. Lá tem um mapa explicando todas as etapas, valores e datas.”

Acontece que a história não é bem assim. A realidade é “um pouco” mais dura do que foi passado. O “um pouco” esta entre aspas porque na verdade a realidade é bem mais dura J

Vamos ao passo a passo para a revalidação.

1   Vire o site oficial  National Dental  Examining Board of Canada – NDEB – de cabeça pra baixo .  Segundo o site para os que são graduados por uma faculdade “non-accredited” a pessoa tem duas opções:

A) participa do “accredited completion program”

B) ou passa pelo NDEB Equivalency Process.

Depois de terminado opção A ou B então  a pessoa é elegível para participar do Writen e  OSCE Examinations. Poderia comparar estas duas últimas provas  com a prova da ordem dos advogados no Brasil. Aqui todos tem que fazer a prova do Board para poder ter a licença para trabalhar como dentista, seja você que esta no processo da  revalidação ou a pessoa que esta fazendo a faculdade aqui no Canadá.

Então , teoricamente, o primeiro passo para dar inicio no processo de revalidação é abrir um profile no site  do NDEB para aplicar para o  processo de Equivalência e verificação dos seus documentos.

Esta fase da verificação dos documentos é muito “chata” e já vi colegas ficarem para trás ou perderem deadline para marcar a prova porque teve resposta negativa do NDEB.  Ou porque o documento não estava de acordo com o que eles pedem ou porque a forma de envio foi errada, entre outras razões.

O site é claro no que pede, e se você mandar uma virgula errada teu processo de verificação dos documentos não será finalizado e você não poderá marcar tua primeira prova.

Gastos para verificação dos documentos:

 Aplication fee = CAN$ 800.00

Tradução de todos os documentos – diploma, certidão de casamento ou nascimento, transcripts que devem ser feitos aqui no Canadá de preferência.

Veja:

 ” The NDEB will look for the following criteria when reviewing notarized documents and original certified translations:

Notarized:

  • notarized photocopies must bear the original seal and signature of a Notary Public or a Commissioner of Oaths
  • the Notary Public or Commissioner of Oaths must make a photocopy of the original diploma/degree issued by the university or other original documents and placed their stamp/seal on the photocopied document
  • the seal/notary statement must state that the document is a true copy of the original document seen by the individual who has notarized the document
  • original seals must display the credentials of the individual in English or French

If you are unable to have documents notarized by a local Notary Public or Commissioner of Oaths, whose credentials are in English or French, you may have documents notarized by an Officer of a Canadian Consulate or Canadian Embassy. “

Você que está ai no BR e não tem como ter a tradução feita por um profissional registrado no ATIO tem a opção de passar por um oficial do Consulado do Canadá ou Embaixada canadense para ter este carimbo ou selo autenticando os documentos que você precisa enviar ( não_faço_ideia_do_custo_disso)

Aqui no Canadá cada copia notorized custa 14.95+ taxas e a tradução de um documento em média vai custar uns CAN80.00.

Faça as contas de quanto isso vai  te custar no total ( traducoes+ application fee+ notorized copies)😉

Com a documentação verificada e aceita por eles aí você poderá marcar a primeira prova – AFK – Assessment of Fundamental Knowledge – que custa CAN$ 600.00.

Quando eu fiz a minha aplicação e marquei a prova AFK eu gastei entre sedex , documentos, traduções e fees exatamente CAN$2000.00

Ok, agora você está pronto para a primeira etapa e “vamo que vamo” estudar.

No site oficial na aba Fundamental Knowledge >Protocol você vai saber o que cai na prova, a porcentagem de questões de cada assunto, os livros de referencias etc. E aí você tem que ir atrás desse material ( que poderá lhe custar mais alguns $$$) Eu não registrei quanto eu gastei com isso.😦

Pronto já fez a prova do AFK , passou e esta todo feliz da vida! Agora é seguir pra segunda fase e é aqui que você tem duas opções:

Opção1– fazer mais duas provas praticas o ACJ e ACS , clinical judgment and clinical skills.

A primeira ainda é teoria, mas a segunda é prática e você vai precisar sim fazer o curso preparatório aqui para seguir o protocolo deles ( esquece teus 20 anos de vícios ops eu quis dizer experiência ok).  Para este fase você vai gastar brincando CAN$ 20.000.00  e aí tem muitos que falam : capazzzzzzzzzzzzzzzz você ta exagerando!!  Aham, espere e veja então. lol

Curso preparatorio > CAN$ 4000.00 (ACS) + materiais aproximadamente uns CAN$ 10.000.00( se comprar novo)  + prova do ACS > CAN$ 5.000.. >>> total =19.000.00 . Eu nem to citando que você teria que estar aqui para fazer este curso tendo gastos com moradia, comida e transporte ok.

Custo da prova ACJ >>CAN$ 1200.00

Total da segunda fase opção 1 : 20.200.00 aproximadamente J

Ok mas eu quero ir para a universidade.

Opção 2 –   cada aplicação para a universidade custa CAN$ 250.00 e de novo você tem que enviar documentos (como diploma, certidão de casamento, transcripts,) e tudo traduzido  e notorized . Aí você soma o  envio dos documentos, prova de proficiencia  (IELTS ou TOEFL), o custo da money order,  entre outras coisas.  Eu gastei CAN$850.00 para fazer a aplicação em UMA universidade. E daí fica numa ansiedade lascada na espera para saber se você será ou não convidado a participar do processo seletivo da universidade.

Cada universidade tem o seu processo seletivo. Onde eu apliquei  você tem que fazer uma prova pratica que custa CAN$ 1500.00 e para fazer esta prova  tem o custo do curso preparatório e material clinico, hotel porque não é na cidade onde você mora, etc e eu começo a perder a vontade de ficar somando porque , de verdade, da desespero hahahaha.

Ok passou pelo processo seletivo da universidade  e foi aprovado . Ai você chama tua amiga mais loca para correr pela cidade gritando de alegria porque você conseguiu sobreviver a toda esta maratona ( Priscila me aguarde pq vc prometou e promessa é divida:  você vai correr na neve gritando de alegria por mim  hahaha)

Ai vem o custo da universidade,  pode preparar 150 mil dólares e lembre não tem como você trabalhar enquanto está na universidade. De verdade não tem como trabalhar e estudar ao mesmo tempo. E você terá custo com moradia, comida , vida!!!

Mas aqui entra um outro fator, primeiro para você poder ir para uma universidade  você tem que ser  cidadão ou residente permanente. Ou seja, você tem q ter passado pelo processo de imigração. Ahhhh a imigração dá um poste novo, mas este nem vou entrar em detalhes porque já teve tantas mudanças nas regras que nem ouso falar sobre o novo processo de imigração hoje. Sorry!  Porém até onde sei, antes da última mudança neste processo ,dentista não estava mais na lista de profissionais para imigração😦

Ok então você vira e fala:- não vou pra universidade e vou só fazer as provas. Mas para você trabalhar como dentista aqui no Canadá só sendo cidadão ou residente, ou seja, sem imigração, não tem como! rá rá rá , não teve graça:-/

Bem, vale lembrar que como residente temos algumas  “ajudas” do governo. Como por exemplo, depois que você foi aceito pela universidade você poderá aplicar para o OSAP (você recebe uma ajuda do governo para estudar) mas o valor do osap, no caso da odontologia, não é suficiente e você vai precisar pegar empréstimo no banco para poder estudar.Que funciona mais ou menos como o antigo credito educativo. Eu estudei com este credito educativo no BR .:)

Para a opção de fazer somente as provas não tem ajuda alguma do governo, tudo sai do teu bolso!!!

Finalizou a universidade ou as provas ACJ/ACS  ai você vai pro Written & OSCE examinations que eu ainda não sei o valor  (não fui atrás)

Bem, não é fácil , independente da opção que você fizer, o processo de revalidação NÃO é fácil, mas não é impossível. Tem uma amiga que já tem clinica aqui e outro que terminou todo o processo e já esta com sua licença para trabalhar e outro que esta fazendo a ultima prova agora em maio. Fora outros que não tenho amizade mas sei que são brasileiros e já passaram por toda essa “tormenta chamada revalidação” e estão trabalhando ou já montaram sua clinica.

Se algum colega meu ai no BR me perguntasse e aí , vale á pena? Eu diria SIM vale á pena. Porém eu sempre falo também que imigração não é para todos! Tem que estar muito, mas muito mesmo, desejoso  por mudanças, desafios, aprendizado etc.

Chegar num país e ter que aprender tudo de novo  desde como usar o transporte publico, tirar carteira de motorista ( não pense que é chegar aqui e dirigir e pronto hahaha é ridiculo mas não é assim ) . Resumindo tem que ter um motivo muito forte para você querer imigrar. Eu tinha, eu não agüentava mais o “jeitinho brasileiro” em tudo, a violência, entre outras coisas. Saí da minha zona de conforto ( que nem era tão confortável assim ) e to aqui  completando 2 anos e 6 meses HOJE . J Dois anos e 6 meses de aprendizado, crescimento pessoal e espiritual também. Dois anos e 5 meses de saudade da minha filha que optou por ficar no BR. Dois anos e 6 meses de saudade da minha mãe. Dois anos e 6 meses de saudade da torta alemã da confeitaria São José em Joinville e dois anos e seis meses de saudade de pisar na areia de praia de verdade  (Bombas e Bombinhas) !! Mas se alguém falar : volte pro BR então. A minha resposta será: nem a pau Juvenal! hahahaha

Bem, como eu não poderia perder a oportunidade de fazer propaganda da minha agencia de intercambio,a Maple Exchange caso você queira saber mais sobre como se qualificar para a imigração, já que dentista não está na lista de profissões para a imigração, sinta-se a vontade para enviar um email para silney@mapleexchange.ca estou á disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. Visite também nosso site http://www.mapleexchange.ca e curta nossa pagina no facebook clicando AQUI.

O post ficou bem longo mas não tinha como reduzir:-/

See you guys!

9 Responses

  1. Parabéns querida Silney! Dois anos e meio! Acompanhei cada aventura desse processo louco e sei bem o sucesso que vc merece!!! Aqui em Vancouver esta semana chegou um dentista brazuca. Não conheço ele, mas ele colocou os contatos do consultório num grupo de Brazucas em B.C.. Pelo que li ele morava em Manitoba antes e fugiu do frio….

    Estou vendo que o processo é longo para validação mas com certeza vale a pena! Não vejo a hora de vc estar ganhando + de 200 mil CAD por ano e contratar sua velha amiga de processo de imigração para dar uma “repaginada” na sua casa e não vele ser móvel da Ikea porque eu vou querer ganhar comissões GORDAS das lojas de decoração! hahaha

    Bjjjjjs e todo o sucesso do mundo! Vc com certeza merece!

    Dupla Canadense (Cecilia)

  2. Falou e disse muito bem. Sem contar as provas de ingles, os cursos preparatorios, a montanha-russa emocional, o stress, ou seja, vale a pena mas o preço é alto. Em varios sentidos.

  3. deixei minha experiência ai..mas nao esta aparecendo pra mim….vcs conseguem ler??

  4. ah achei….clica la em cima em Dentistry, que vcs poderão ver meu testemunho…abraços!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: