Aff eh temporario!!!!

Passeando pelos blogs q gosto de ler…..cai no Butterflies in my stomach 2 e o post dela…traduz exatamente o q ando sentindo….. uma indignacao….uma sensacao que aqui nao eh mais o meu lugar….me sinto um peixe fora d’agua.

8 meses fora do Brazil….um mes e meio de volta ….e minhas impressoes nao sao nada boa. Eh triste mas a realidade eh essa….a cegonha errou o caminho quando foi me entregar kkkk.

O que me alivia eh o pensamento….Aff eh temporario…mais um pouco e vc podera voltar ao Canada….la nao eh pefeito mas ainda ha mais dignidade e qualidade de vida. Calma Sil eh so mais um pouco ! .

Bem vamos ao post q li….se quiser ler no blog original clique AQUI ok !

Nunca gostei de ficar falando mal do meu país, pois não importa onde eu estiver, meu país sempre será o Brasil. Mas agora sinto que preciso desabafar… Por que tantos brasileiros resolvem adotar outra pátria? Por que tantos brasileiros (como nós) querem viver em outros países por opção e não por ocasião?

No século passado Europeus e Japoneses vieram para as Américas (incluindo o Brasil) fugindo da guerra. Milhares de Iranianos, Afegãos e outros povos de países politicamente “complicados” deixam seus países todos os anos. Cubanos, Venezuelanos, tentam a todo custo fugir da ditadura de seus países. Mexicanos atravessam perigosamente a fronteira com os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida.

 E nós brasileiros? Do que estamos fugindo? Por que largamos família, emprego estável, casa própria, amigos, para começar do zero em outro país? Há mais de 10 anos eu me apaixonei pelo Canadá. Mas isso não é o suficiente para me fazer abandonar meu país, na verdade eu acho que eu me desapaixonei pelo Brasil…

O governo federal tem feito campanhas publicitárias para falar dos seus feitos. Diz uma delas (que passa toda hora na TV) que o povo brasileiro nos últimos 8 anos “recuperou a sua dignidade” e que agora “não vamos mais nos separar do Brasil”. Quem não vai mais se separar do Brasil? Devem estar falando do partido do governo, que acaba de garantir mais 4 anos pelo menos.

 A Nanny do blog Unzip Canada postou recentemente um video do 60 minutes da CBS que achei fantástico. Resume corretamente o momento que o Brasil está vivendo hoje. Fala do “boom” econômico mas fala da falta de infra-estrutura. Fala da copa e das olimpíadas, mas lembra que o inicio das obras já está em atraso. Fala do record de venda de veículos, mas fala da precariedade e falta de investimento nas estradas e vias urbanas.

 De que adianta o Brasil se gabar tanto do aumento do poder de compra dos brasileiros, se nada tem sido feito para acompanhar o crescimento? Hoje em dia todo mundo tem carro, mas para passar o feriado na praia, uma viagem de 2 horas viram 10, 12 porque a frota de veículos aumentou e as estradas continuam adequadas para a quantidade de carros de 20 anos atrás.

De que adianta os paulistanos terem um salário “gordo” se passam 3 ou 4 horas por dia no trânsito para ir e voltar para o trabalho? Sem falar nos aeroportos. Países vizinhos (como o Peru, Uruguai) estão investindo milhões na construção de aeroportos super modernos e nós aqui com aeroportos antiquados, lotados, e caos aéreo.

 O Brasil é considerado um país “emergente”. Tenho pavor deste termo! Emergente para mim é aquela pessoa que de uma hora para outra tem dinheiro e sai consumindo desenfreadamente e sem consciência. Tipo aquelas famílias que vão no supermercado, fazem uma compra de mil reais e colocam 2 ítens por saco plástico (mesmo se o supermercado oferece caixas – sacola ecológica nem pensar). Reciclagem? Pra quê?

É assim que eu vejo o crescimento do Brasil, todo mundo consumindo, a industria a mil, e nenhuma preocupação com sustentabilidade e meio ambiente. O Censo terminou recentemente e o que constatou? “A população de periferias cresce mais que a média do Brasil”. Que novidade…

Mas onde isso vai parar? Se a população mais intelectualizada só diminui, e a população das periferias só aumenta?

 E a piada de mau gosto para encerrar o ano: Cada deputado vai custar aos cofres públicos 128 mil reais POR MÊS. Eles não mereciam isso nem por ano! O salário da presidente aumentou mais de 100%. Quando que isso aconteceu com o seu salário?

E enquanto isso, o salário mínimo não pode ser aumentado para não “quebrar” o país. E sabe o que é pior? Se a oposição tivesse ganho as eleições, seria EXATAMENTE A MESMA COISA.

 Bom, que post gigante… Descupem o desabafo, mas estou de coração partido com o meu país. Se você conseguiu chegar até aqui, me diga:

E você, por que foi (vai) embora?

9 Responses

  1. Oie!!
    Estou me sentindo super famosa!! rsrsrsrs….
    Calma e paciência para nós duas, em breve estaremos no Canadá definitivamente!!
    Grande abraço e ótimo 2011!!
    Ma

  2. Bem.. nós queremos ir embora porque infelizmente Portugal não é muito diferente do Brasil.

    Cada vez mais se notam as diferenças sociais, hoje vi uma velhinha a tirar comida do caixote de lixo e uma jornalista quase chorou num programa em directo quando falava no aumento do IVA e a forma como este afecta a vida dos Portugueses e um senhor que ligou para o programa, ainda não tinha comido nada hoje..

    Espanta-me como é que chegámos a este ponto.. não tenho orgulho no meu País porque todos roubam onde podem. Não há trabalho e o que há, é entregue a amigos/conhecidos/familiares… mesmo que haja alguém mais competente para fazer esse trabalho.

    O nosso objectivo é proporcionar uma vida mais saudável à nossa filha, podermos viver numa sociedade mais justa e para podermos crescer profissionalmente.

    Dentro de 6 meses termino a minha licenciatura e nem para estágio consigo uma oportunidade!
    É assim que as coisas estão por aqui..

    Vai custar-me deixar a família e os amigos mas também sempre tive um espírito aventureiro e por isso é apenas mais uma aventura na minha vida que, espero eu, que corra bem.

    Mas para já, gostava mesmo era de algumas informações😛

  3. Eu saí do Rio e estou em Richmond (sul de Vancouver) pelos mesmos motivos que vc e especificamente pelo medo de eu ou minha família sofrermos alguma violência (esse medo so existe devido as desigualdades e roubalheiras do Brasil.). Desacreditei do Brasil, perdi as esperanças. Tb deixei amigos, trabalho estável, toda a minha história de vida (exatamente 40 anos) e eu e meu marido viemos buscar paz pra gente e pros filhotes. Quero te dizer que estou em lua de mel com a vida nova, são só 5 meses da mudança mas espero viver uma prolongadíssima lua de mel com o Canadá. Boa Sorte no seu processo de visto e na sua mudança!!! Nào sei se eu deixei de ler em algum lugar mas vc passou no IELTS?
    bjs
    Marcia

  4. Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Cheguei aqui através de um texto seu sobre odontologia no Canadá de 2008 de um antigo blog seu. Excelente texto e me esclareceu muitas coisas -inclusive me orientou! hehe.
    Eu sei que é muita cara de pau, mas se possível queria tirar algumas dúvidas com vc a respeito da odontologia aí.
    Vc citou no outro blog que antes do Programa de Qualificação, é necessário fazer um tipo de curso de adaptação que dura em torno de 4 meses.
    Se possível, queria que vc falasse mais a respeito desse curso, onde faz e coisas do tipo.

    Muitíssimo grata,
    Evellyn! C:

  5. Oi Silney, passei para te dar um oi.

    Grande beijo,
    Eliane

  6. Oi Silney !, parabéns pelo blog. Tenho tido um romance com o Canadá desde meus 20 anos, porém não era a hora certa, era muito imaturo. Hoje tenho 46 anos, com formação técnica em química, inglês concluído na Cultura Inglesa. De repente perco meu emprego e me vejo no mercado, com minha idade, tentando alguma coisa, pois tenho uma linda filhinha de 3 anos, e como qualquer pai, quero o melhor para ela. Lembrei-me do Canadá… será que o mercado de trabalho de lá é tão injusto como o do Brasil pra quem passa dos 40?. Estou retomando as pesquisas sobre o Canadá, e cá estou no seu blog. Este é um dos motivos para eu pensar em imigrar. Um abraço e desculpe o tamanho do post !

  7. Olá
    Sou estudante de anailse de sistemas e gostaria de saber quais possiblidades de ir trabalhar/morar no canadá?
    se puder me dar uma força com informações fico muito agradecido =D. Até o/

  8. Oi! Vi o seu blog hoje pela primeira vez e achei muito interessante. Tenho pensado há muito anos sobre ir para o Canada, mas ate hoje confesso que faltou coragem para entrar de cabeça nesse processo todo. Tenho 33 anos, sou casada e tenho duas filhas (10 e 7 anos), algumas vezes me acho velha para uma mudança tao grande. Me identifiquei com a forma como vcs enxergam o Brasil… sinto exatamente o mesmo… parece que aqui nao é o meu lugar.
    Gostaria de saber qual seria o primeiro passo para iniciar um processo de emigraçao? Tenho inglês intermediario, e sou enfermeira.
    Agradeço desde ja.

  9. Olá, acabo de ver teu blog e gostaria de compartilhar o mesmo sentimento em relação ao nosso Brasil. Sou descendente de japoneses, morei por mais de 13 anos no Japão, onde abri uma escola homologada pelo Mec para brasileiros e retornei ao Brasil para que meus filhos conhecessem sua terra natal e para se prepararem para o vestibular.
    Completaremos 2 anos de Brasil e ainda não nos acostumamos aqui.
    Retornar ao Japão está descartado, pois embora seja um país maravilhoso, não queremos “andar para trás”, sem contar os temores dos terremotos e dos tsunamis…
    Mas nos interessamos muito pelo Canadá, desde quando estávamos no Japão. E acredito que quem viveu em um país de primeiro mundo tem muitas dificuldades em se readaptar aqui, por todos os motivos citados neste blog e mais alguns…
    Meus filhos não querem morar no Brasil, mas como estão se preparando para o vestibular este ano, creio que ainda leve um tempo para realizarmos nosso projeto. Mas vamos nos preparar aprimorando o inglês e aprendendo o francês e quem sabe, antes deles concluírem a faculdade, consigam uma transferência para uma universidade canadense.
    Você conhece como é o sistema de ensino no Canadá? Ou melhor, existe a possibilidade de transferência, caso o aluno possua profeciencia no inglês?
    Caso saiba de algo e puder me responder, te agradeço!

Leave a Reply

