Um exemplo de vida!!!

 

meu aniversario ano passado (06/2009)

Seu Amaro, meu vozinho!!!!

Esta semana q passou ( 26/08) ele descansou na paz de Jesus!

Nossa relacao era algo alem da relacao vo>>>neta….estava com 95 anos , lutou ate o ultimo momento para estar bem.

Um exemplo de perseveranca , honestidade, dignidade  e que me ensinou a sonhar.!!!

Lembro bem o dia que ele virou para mim e disse :

– neguinha nunca deixe de sonhar, porque o dia q vc parar de sonhar vc morrera. O homem eh movido a sonho, sonhe sempre, porque a vida eh dura de mais para viver sem sonhar.

O dia que ele falou isso eu nao entendi muito bem a profundidade disso….ele falou isso dois meses depois que minha voh faleceu.( 1998)

Hoje, eu posso dizer q entendo perfeitamente o que disse e mais…que eu concordo em grau , genero e numerooo. Nao da pra viver a vida sem sonhar…..os sonhos dao um colorido na vida da gente.

Outra coisa que ele me falou quando eu tinha la meus 21 anos…aff faz um bocado de tempo isso…mas lembro como hoje…eu tava sentadinha na varanda da casa…estudando….num domingo…e ele chegou…e disse….:

– eh isso, estude para nunca ser dependente de ninguem. Eu nao tenho feriado, domingo livre nem ferias direito…somente o Sabado para descansar !!!! E vc…trate de estudar e ter profissao para nao depender de ninguem.

Realmente, meu vo foi uma pessoa q sempre trabalhou , lembro q levantava cedo…tinha a hora certinha de almocar..jantar…uma certa rotina…metodico de certo modo…

Quando crianca..eu e minha irma adoravamos entrar no quarto dele..para xeretar as gavetas da escrivaninha dele ( vc se lembra disso shi?rsrs)….e ele sempre pegava agente …nao no pulo…mas ele percebia q alguem tinha passado por la….pq os papeis nao etavam exatamente do modo q ele tinha deixado hahahahah…ai aprendemos a xeretar e nao deixar rastros …ou sera q ele q desistiu de reclamar??? nem sei…kkkk…aff crianca eh fogo…

Amava quando ele ia no fim de semana pescar…dois sao os motivos…um pq eu dormia na cama dele com a vo…e era muitooo bom sentir o cheirinho dela…sinto este cheirinho ate hoje….e o outro era pq ele trazia peixeeeeeeee….ai q deliciaaa…..e como todo pescador..contava umas historias interessantessss para nos…kkk..hoje muitas deles acho q eram so historias de pescador mesmo , mas na epoca..nossa….uau..o vo era o heroi!!..kkk

dureza mesmo foi quando chegamos na adolescencia…e ai sabe ne teenager eh  dose de elefante….telefone…eh sei la….adolescente acha q nao existe conta de tlefone ne?????…e nao ia ser diferente comigo e minha irma..ai…penduravamos ….claro…e ele…ficava bravo….ate o ponto q pos cadeado no telefone….eh q naquela epoca era aquele aparelho de discar..lembram disso?? kkk….mas….como ele ensinou agente a pensar….ficavamos…batendo no local q desliga o tel sabe???…tantas vezes quando o numero q seria discado….ate completar a ligacao…e nao eh q depois de algumas tentativas nos conseguiamos completar a ligacao!!!!!!!!!!!..uauuuuuuuuuu yesssssss…. dava um tempo…e ele…olhava desconfiado…e falava…nao ouvi tocar este telefone… como vcs estao falando??????????kkk

E o tempo do Pereque em Santos??? ah era bom demais ir á praia com ele…na caminhonete dele…mas eu dava muito trabalho..pq sempre enjoava na estrada e tinah q fazer ele parar algumas vezes ..para q eu pudesse chamar o huuuuugggo…..ate q um dia ele falou vou dar um jeito jaaaaaaa nisso…e colocou numa caneca um tanto grande….um tanto de vinho e fez eu engolir aquilo kkk…lembro da minha voh…falando…mas Amaroooo numm pooooodeeee……..e ele …num pode eh eu ficar parando a cada curva  hahahah…..resultado : a viagem foi uma maravilha….ele nao teve q parar nenhuma vez….em compensacaaaaao..quando chegamos e descemos do carro…eu nao parava em pe……assim foi meu primeiro porre na vida hahahah….. e claro motivo de muita historia na mesa depois de alguns anos ainda. aff…

Era muito bom quando ele ia levar agente na escola….pq iamos naquela caminhonete legal dele….e agente se acahavaaaaaaaaaaa ne….

O jeitao dele sempre rindo de tudo…e de todos claro….esteve na cama desde agosto do ano passado quando trincou a coluna…..mas teimoso como todo bom Rocumback….. depois de uns meses tava ele la de pe..e andando…mas claro q ja se debilitou um tanto ne….agora ha uns 45 dias nao sei certo…fraturou o femur…. por uma teimosia de achar q poderia levantar sozinho da cadeira….nao pediu por juda..quando viu tava no chao…mas 30 dias depois..tava ele la…implorando me tirem dessa camaaa….e nao eh q ele saiu….levantou algumas vezes….tomou banho de chuveiro…. sentou a mesa para fazer a refeicao…. tudo de bom…..mas…. chegou a hora dele descansar….o declinio dele foi visivel e rapido de fevereiro pra ca…..e ele entao descansou…..

Como cristao , sabemos que isso nao eh o fim…..que ele esta num sono profundo….e que um dia…iremos nos encontrar novamente. Assim como a Biblia nos promete. E eu creio nesta promessa.

“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas já passaram” Apoc. 21:4

Seu Amaro: 95 anos anos…deixou 6 filhos , 11 netos e 5 bisnetos. Todos estudados e bem encaminhados. Um homem que estudou só  até o primario. Um exemplo de vida para mim.

Maezinha, cuidadora ficou ao lado dele ate o fim. Mae vc foi forte…te admiro e tenho orgulho de vc!!

E nestas horas a distância parece maior do que já é !!!! Dói e muito !!!

2 Responses

  1. Silney

    Que delícia o tanto de lembranças boas que vc tem do seu avô!! A saudade fica, mas tenho certeza que vc sempre se lembrará com muito amor dele, que foi parte tão especial na sua vida!

    Bjos
    Dani

  2. Um exemplo realmente de pessoa pelas histórias que você contou. Não se esqueça que com certeza ele estará sempre olhando por você. E parabéns por ter tido uma pessoa como ele ao seu lado.

    E a vida segue…

Leave a Reply

